Encontro 02

Rua do Príncipe esquina com a Rua Princesa Isabel

http://

 

Este encontro da Rua do Príncipe com a Rua Princesa Izabel tem um quê de familiar: ela era sobrinha da Princesa Dona Francisca, que era casada com o Príncipe de Joinville, François Ferdinand Philippe. A Rua Princesa Izabel foi originalmente chamada de Obere Hafenstrasse (Rua do Porto de Cima) e depois Cachoeirastrasse (Rua Cachoeira). É uma das ruas mais antigas e importantes de Joinville.


Na nossa frente, no lado leste, o destaque está no edifício Eugênio Lepper, construído pela empresa Enterlein, Keller & Cia e tombado pelo Estado de Santa Catarina.


Neste edifício funcionou a empresa de comércio e representações de Affonso Lepper. No andar superior, vivia Eugênio Lepper, primo de Affonso, que por muitos anos comandou o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A partir da década de 1940, este prédio serviu como rodoviária de Joinville.


Nele pode-se apreciar o seu característico torreão octogonal encimado por uma cúpula metálica e uma grimpa com a data de 1925 - ano de sua construção. O torreão fica em balanço sobre o chanfro da esquina com um volume bem destacado e marcante.


O térreo é comercial e o primeiro andar, antes residencial e agora igualmente comercial, com sacadas pela Rua do Príncipe. Possui ainda mansardas que são volumes salientes do plano do telhado com janelas que permitem a iluminação e ventilação do sótão.


 É um tipo de arquitetura com influência do romantismo alemão com uma rica composição de volumes e simplificação da ornamentação.


Prédio Modernista


Ainda em nossa frente, no lado oeste, observe o prédio atualmente utilizado pela loja Strutura. É um prédio com características do início do modernismo. Com três andares, térreo comercial e demais andares de uso residencial, também marca sua esquina, porém, em vez do uso do torreão, se utiliza de um volume curvo com frisos verticais e leve saliência além da platibanda.


Volumes retangulares marcam as sacadas com a utilização de um elemento típico do modernismo que são os cobogós - elementos vazados que formam painéis alternados, configurando dinamismo à fachada


 

PARA IR ALÉM


Até a década de 1980, neste lado em que você se encontra e agora ocupado por um estacionamento, funcionou a Confeitaria Dietrich, ponto de encontro das famílias joinvilenses, que tomavam café debaixo de um frondoso flamboyant. Os destaques estavam nos bolos: o inglês e o de morango com nata e suspiros são lembrados até hoje pelas gerações que conheceram este espaço.


No mesmo lado do edifício Eugênio Lepper, a leste, encontra-se outro bem tombado em âmbito estadual: a antiga residência da família Freissler (Rua Princesa Izabel, 259).


Já seguindo para oeste, na Rua Princesa Izabel, 438 é possível avistar o edifício da Deutsche Schule, ou Escola Alemã, também tombada em âmbito estadual, junto à Igreja da Paz.


Antes do próximo encontro, observem o prédio de número 143 da Rua do Príncipe, do qual falaremos adiante.




Encontro 02

Rua Princesa Isabel 281, Centro, Joinville - Santa Catarina, 89201, Brazil

Outros Encontros

Compartilhar